quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O lúdico como recurso pedagógico 1

“Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mas triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéries, sem valor para formação do homem (Drummond) ”.

A brincadeira em seu contexto infantil se inicia, timidamente, com a criação de jardins de infância, fruto da proposta de Froebel (1782-1852 - primeiro filósofo a ver o uso de jogos para educar crianças pré-escolares) que considera que a criança desperta suas faculdades próprias mediante estímulos.

Esta proposta influenciou a educação infantil de todos os países.
Froebel pregava uma pedagogia de ação. Ele dizia que a criança, para se desenvolver, não devia apenas olhar e escutar, mas agir e produzir.

O brincar é o meio e o modo de a criança estar no mundo. Por meio dele. Ela se relaciona com tudo o que a cerca – pessoas, objetos e situações; explora, experimenta e recria e, nesse processo, apropria-se da realidade.

Brincando, a criança pensa e expressa emoções, torna-se inteligente. Em outras palavras, na infância “brincando é que se aprende”. O lúdico realiza a síntese entre o mundo das pessoas e das coisas, pois objetos e situações são interessantes, fundamentalmente pelo seu sentido humano, seu conteúdo social, sua relação com algum acontecimento.

O brincar é o mais poderoso meio de desenvolvimento da criança na sua globalização social, afetiva, física e cognitiva. Por isso a ludicidade impregna todos os espaços do Centro de Educação Infantil.

O pensamento infantil é qualitativamente diferente do pensamento do adulto. (Piaget, 1969). Essa diferença aparece em diversos aspectos, principalmente no que se refere à primazia de uma concepção lúdica da realidade.

O mundo existe para a criança na medida em que lhe é possível jogar com ele, extraindo dos objetos possibilidades de prazer e harmonia. O lúdico seria a forma de interação por excelência da criança com seu entorno.

Nessa perspectiva, situações lúdicas mobilizam esquemas mentais. Sendo uma atividade física e mental, acionando e ativando funções psiconeurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento.

A idéia de unir o lúdico à educação não é tão nova nem tão recente quanto possa parecer. Carlos Magno (742- 814 d.C) criou em seu palácio um centro de ensino, aos comandos do filosofo e pedagogo Alcuíno, o homem mais erudito de seu tempo. Em Alcuíno encontramos diálogos repletos de enigmas, brincadeiras e piadas, pois sua norma pedagógica era: deve-se ensinar divertindo.

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