sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O lúdico como atividade/brincadeira

A brincadeira não é uma atividade inata, mas sim, uma atividade social e humana e que supõe contextos sociais, a partir dos quais as crianças recriam a realidade através da utilização de sistemas simbólicos próprios.

É uma atividade social aprendida através das interações humanas. É o adulto ou as crianças mais velhas que ensinam o bebê a brincar, interagindo e atribuindo significado aos objetos e as ações, introduzindo a criança no mundo da brincadeira.

O lúdico nos ajuda a construir novas descobertas, desenvolve e enriquece a personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.


O caráter de integração contido nas atividades lúdicas permite a integração do conhecimento com ações praticas, pois segundo Vygotsky (1987) a motivação é um dos principais fatores não só para o sucesso da aprendizagem como para o desenvolvimento social.


As atividades lúdicas são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído, visto que são eminentemente culturais. Por meio da ótica de Piaget pode-se notar que a concepção da pratica lúdica não é apenas uma forma de entretenimento, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.


Por meio de pesquisas acredita-se que a atividade lúdica para a criança é de certa forma a maneira que a mesma encontra para ser autônoma, livre e criativa. Por meio desta, elas perdem totalmente suas inibições, consegui interagir com seu grupo e ao mesmo tempo identificar sua própria identidade.


Martins aborda que:
(...) A atividade lúdica por envolver aspectos físicos, intelectuais e sócias exerce uma importância relevante na educação de crianças e jovens. Cuida do individuo como um todo, um ser global, (...). é inseparável a aprendizagem motora da cognitiva. (...) João Luiz Martins (2003, p.125).


Assim, há oportunidade de desenvolvimento, pois brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, pratica, confere suas habilidades, estimula a curiosidade, a iniciativa e a auto confiança, proporcionando assim a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem de pensamento, de concentração e principalmente de atenção.

Então, pode-se dizer que atividades lúdicas são necessárias à vida infantil.


Pode-se constatar que o brincar dá oportunidades para a criança aprender fácil, fazendo com que sua infância seja bem aproveitada.

É brincando que a mesma retrata sua vida, busca um futuro e aprende a superar os problemas encontrados como competição, renuncia a alguns interesses pessoais e tenta vencer obstáculos. Dessa forma ela alivia suas preocupações e tristezas fazendo espontâneo e alegre cotidiano.

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